terça-feira, 17 de julho de 2007

A Importância dos Pilares

.
O nosso prédio não corre grande risco diante do estado atual de seus pilares, mas merece toda atenção quanto aos reparos que estão previstos para execução em breve. Leia a matéria abaixo e veja o que os pilares representam para um edifício :
.
"Defesa Civil libera prédio interditado ontem no Rio"
.
A Defesa Civil liberou hoje à tarde o prédio de seis andares na Barra da Tijuca (zona sul do Rio) interditado desde a noite anterior porque um bloco ameaçava desabar.
.
O edifício foi interditado ontem, às 20h, depois que os moradores ouviram, no meio da tarde, um forte estrondo e sentiram o edifício balançar. Cerca de 60 pessoas tiveram de deixar os apartamentos às pressas. "Foi um barulho enorme.
.
O prédio balançou como um navio. Ficamos apavorados", contou Marta Dorneles, 39, que deixou o local junto com os dois filhos.A Defesa Civil foi ao local e constatou a formação de rachaduras em três dos 48 apartamentos do bloco 2, provocadas pelo abalo em um dos pilares de sustentação do edifício.
.
O bloco 1, com o mesmo número de apartamentos, não foi afetado.Por medida de segurança, o coordenador do órgão, coronel João Carlos Mariano, determinou a retirada de todos os moradores do bloco 1 e interditou parcialmente o prédio.
.
O edifício estava passando por uma revisão estrutural, realizada pela empresa Jatocret. O objetivo da obra era reforçar os pilares de sustentação.Ontem, peritos da Defesa Civil injetaram concreto nas fendas da coluna abalada e fizeram um trabalho de escoramento nos outros pilares.
.
Hoje pela manhã, o órgão liberou a volta dos moradores aos apartamentos, após constatar que não havia risco de desabamento.
No fim da tarde, desinterditou o prédio.Técnicos do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) também estiveram no local. Uma análise preliminar aponta como causa do abalo, segundo o presidente da instituição, José Chacon, uma falha na execução da obra de construção do prédio.
.
"Pelo que pudemos ver, o problema está na construção dos pilares de sustentação do edifício", disse Chacon.O técnico Gilberto Filizola, que acompanhou a perícia, disse que o pilar abalado não foi devidamente concretado na época em que o prédio foi erguido, há 16 anos."
.
O concreto não preencheu todos os espaços vazios da coluna, fazendo com que a estrutura de aço interna ficasse próxima da face do pilar.a es
.
O aço acabou sofrendo oxidação, o que tornou o pilar mais frágil", explicou Filizola.O Crea também verificou falhas em outros quatro pilares de sustentação do edifício. "Em alguns, o aço está aparente.
Em outros, falta proteção para a estrutura metálica", disse Filizola.
.
Chacon informou que, se for confirmada a falha na execução da obra, a empresa responsável pela construção será convocada a prestar esclarecimentos. Até as 18h o nome da construtora não havia sido divulgado.
.
Moradores do prédio, entretanto, acusam a Jatocret de ser responsável pelo acidente. Eles dizem que, durante a obra de reparo, foi retirada parte do concreto de três colunas ao mesmo tempo, sem que fosse feito o escoramento dos pilares."Eles tiraram o concreto sem colocar nenhum suporte como apoio.
.
Além disso, não havia nenhum engenheiro responsável pela obra na hora em que houve o abalo", disse a moradora Marta Dorneles.Os engenheiros da Jatocret que estavam no prédio hoje não aceitaram dar entrevistas.
A empresa também não se manifestou sobre o assunto.O presidente do Crea negou as acusações. "Não constatamos nenhuma irregularidade na obra durante a perícia."Até o início da noite de hoje, a Defesa Civil ainda não havia divulgado o laudo com as causas do acidente.

Fonte :
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u19477.shtml